Aventureiro Iniciante
Data de registro: 31 Mai 2010, 00:53
Normas de etiqueta!!
Adicione aqui normas de etiqueta , boa maneiras ou/e de boa convivência (de boas frescuras) que você conhece,ouviu falar ou que simplesmente não acredita que alguém realmente possa seguir! Aproveite e conte também casos que aconteceram com você ou com outros que façam referência ao assunto!
Eis uma lista inicial (tirada de http://www.portalbrasil.net/etiqueta/normasbasicas.htm por Maria Cândida Whatever) com pequenos coments meus após:
No Automóvel: - se é o homem quem dirige, a mulher senta a seu lado, o outro a direita. (Nota do Leitor.:... a direita de quem?)
No Táxi: - a senhoras sentam ao lado esquerdo e o homem a direita. Sabemos de antemão que é o cavalheiro quem abre a porta para as senhoras entrarem e saírem. (Nota do Leitor: Ah eu tenho essa dúvida!! Mesmo sendo gay, você abre a porta para as mulheres e amigas ? Posso ser grosseiro, mas é que isso parece mais coisa de casal de namorados hoje em dia ao invés de uma questão de sexo... Mas enfim... Tem até menina que eu conheço que odeia que o “cavalheiro” abra a porta para ela ou pague a conta, mesmo sendo namorados!)
Guarda-Chuva: - é o abrigo contra o mau tempo, nunca uma arma de guerra. Como para o homem é sempre de cabo curvo, deve ser dependurado no braço esquerdo ou seguro no direito, sem que sua ponteira agrida o próximo. (Nota do Leitor: Realmente, dispenso comentários...)
Escada: - sempre o homem sobe a frente ou a senhora a seu lado na descida, o contrário é o exigido. Para uma senhora idosa o homem deve procurar ajudar, mas sem melindrá-la. Há pessoas idosas que detestam ser ajudadas. ( Nota do Leitor: Acho que simplesmente cabe uma pergunta; A senhora quer uma ajuda? Se ela precisar, ela responderá com todo gosto... O problema são as senhoras abusadas que respodem “Aff, lógico que sim!!!Não tá vendo, não? Tá cego”. Ah eu gostaria de saber o que como vcs agiriam nesse caso... )
Telefone: - é o empregado mais solícito e rápido que a era moderna nos proporcionou. Ele deve ser usado para recados rápidos, informações ou convites. Devemos falar ao telefone com voz clara e pausada. O certo é dizer o nome da dona da casa em vez do número. Quando o telefonema é uma atenção social de pessoa mais graduada à menos graduada, a primeira que chama é quem desliga.
Cuspir: - não cuspa, seja onde for, usa-se o lenço com discrição. A escarradeira é indispensável somente para os enfermos. (Nota do Leitor: Vcs andam com lenço no bolso? Aliás, lenço de tecido é uma coisa de f#dido mesmo... Bom, saibam que eu conheço quem ainda use esse depósito de nojeira...)
Bolsos: - não ponha a mão nos bolsos da calça, é muito feio e deselegante. Quando está frio há os bolsos do sobretudo ou mesmo do paletó. Bolso de calça nunca. (N.L: Hahaha,e quem coloca a mão dentro da própria calça ao invés do bolso...? Isso sim, me preocupa! Gostaria de saber o que a senhora Mª Candida falaria disso... Putz, eu vejo isso demais por aí... Aliás, tem tb aquelas coceiras infames do pé do umbigo, do pé das costas (o que pode levar também a mão dentro da calça) e daquele canto que só a masculinidade de um homem permite... Nossa, eu sempre fico meio tenso com apertos de mão... ainda mais sabendo que você NUNCA conhece as pessoas totalmente...)
Assoar: - é preferível assoar-se ao invés de continuar fanhoso, com o nariz carregado e fungando. Se está resfriado é preferível fazê-lo antes de ir a mesa.Em mesa íntima, é necessário pedir licença, ir assoar-se fora e voltar em seguida, do que procurar conter-se.
Bocejo: - se não puder evitá-lo, levante-se dê uma volta e afaste-se por um momento do grupo.
Espirrar: - o lenço foi feito para silenciar, quanto possível o espirro, não deve ser evitado com contração. Para evitá-lo devemos colocar o dedo bem no centro dos lábios, em cima, apertando-o nessa região. (N.L.: Toda vida que eu perco um espirro, parece que perco 1 ano de vida... É tão bom espirrar quando se tem vontade. Aliás!! quase que presencio uma “briga de foice” num coletivo quando um senhor espirrou encima de um outro senhor... Enfim, o senhor que espirrou virou o rosto, mas como o ônibus estava lotado, ele espirrou encima desse outro senhor... Foi uma confusão... Ah!! E vc sabia que não é de “bom tom” falar saúde para uma pessoa que espirra quando está gripada? Pois é, saiba disso! Me disseram que vc está chamando a atenção dos outros para os espirros do doente e pode causar constrangimento quando o coitado tiver uma crise... Por isso, não diga “Eita, tá é bem, né meu filho!” ou algo do tipo)
Gírias: - podem ser usadas na intimidade, em sociedade quando dão mais sabor ao que se conta. Devem ser evitadas diante de pessoas mais velhas ou de mais cerimônias.
Restaurante: - ao entrar no restaurante, o homem vai a frente da mulher ou lado a lado, se há espaço. É o homem quem puxa a cadeira para a mulher sentar-se. Quando há "Maitre" é ele quem vai a frente, em seguida o homem e depois a mulher. O homem indica o lugar para a mulher, que senta ajudada pelo garçon. Os cardápios são distribuídos para o homem e mulher, cabe ao homem transmitir o pedido, enfim, tudo que a mulher precisar. Se vier um casal amigo cumprimentá-los, o homem deve levantar-se. Ao sair do restaurante, a mulher vai a frente, ou lado a lado. Cabe também ao homem pedir capa, guarda-chuva e sombreiro se houver, como também abrir a porta de saída.(N.L.:Holy crap!...Aliás, quando vc sai com o seu parceiro/ parceira, para um restaurante, vc mima eles como a senhora Cândida gostaria de assim ser tratada?... Não sou contra quem faz isso, mas acharia no mínimo estranho ou meigo demais. Acho que estou desacreditado em relação ao mundo e às pessoas. É... deve ser isso...)
Salão: - um homem sempre se levanta para receber uma xícara de café, chá, etc., que alguém lhe estende. Quando dois homens se encontram em um salão, ambos levantam-se para se cumprimentar. Havendo grande diferença de idade o mais velho pode não se levantar mas pede simpaticamente desculpas pela sua atitude. (N.L: Como assim, cara pálida? De que galáxia veio essa mochileira???)
Livros: - não devolver um livro emprestado é ato de pouca cortesia. Faça-o no estado em que o recebeu. Devolve-se tudo o que não nos pertence, mesmo que o valor seja insignificante. (N.L.: assino embaixo dessa!)
Dinheiro: - quando recebemos dinheiro, devemos contar a soma discretamente diante da outra, é possível erro contra ou a favor. Se for cheque, ainda assim, deve-se certificar que o cheque está em ordem.(N.L.: assino indo e voltando embaixo dessa!)
Gaffe: - quando cometemos uma gaffe, o mais certo é deixar que ela caia por si só. Tentar corrigir o que se fez ou disse é pior. Sendo outra pessoa ajude-mo-la a mudar de conversa. (N.L.: Realmente, consertar só piora, deixe a poeira baixar que é o melhor e menos constrangedor)
Cotovelos: - cuidado com eles a mesa. A boa maneira condena essa atitude feia. (N.L.: Diz isso p/ um nerd!)
"Eu" : - quando há um grupo de pessoas, no qual fazemos parte é sempre melhor dizer: fulano, beltrano e eu. É de bom tom colocar-se modestamente no fim da enumeração. (N.L.: Eu nunca me lembro disso, ás vezes faço, às vezes não... É uma roleta russa!)
EXCEÇÃO
O Patrão diz: "Eu e meu secretário".
O Bispo diz: "Eu e o padre".
O General diz: "Eu e meu ajudante de ordens".
Em casos semelhantes a primeira pessoa cede a primasia às demais. (N.E: Blá, blá bá... Bom, enfim cortei um monte da lista... adicione mais ou comente essas tb..)